LiteraCity: Aproximamos projetos e experiências digitais.
Marília Duque é fundadora e pesquisadora do LiteraCity, que tem como desafio produzir pesquisas que aproximam projetos no âmbito digital das experiências vividas por seus usuários, potencializando resultados em termos de alcance, adequação e envolvimento.
O foco é a análise do impacto das habilidades digitais (literacias) no consumo de políticas, produtos e serviços, a partir do mapeamento de barreiras e oportunidades em relação a acessos, usos e ganhos efetivos decorrentes desse consumo.
Além disso, o LiteraCity dá visibilidade aos usos e apropriações de tecnologia no cotidiano e às experiências vividas “na ponta”, algo que só uma abordagem qualitativa pode alcançar.
O LiteraCity conta com um núcleo de pesquisa dedicado ao usuário idoso que tem como missão desconstruir estereótipos e discursos que podem definir não só o desenho, mas o consumo de produtos, serviços e políticas dirigidos a um grupo etário perigosamente imaginado como homogêneo.
Painéis LiteraCity 60+
O LiteraCity entrevistou pessoas idosas de diferentes distritos de São Paulo para mapear como os níveis de habilidades digitais (literacias) impactaram seus hábitos alimentares, operações bancárias e interface com governo eletrônico. Os relatórios com análise completa têm acesso gratuito.
Além disso, cada respondente foi convidado a dar um conselho a um gestor público com base em sua experiência. As sugestões estão disponíveis em vídeo.